autoestima baixa afeta a prosperidade



AUTOESTIMA BAIXA AFETA A PROSPERIDADE

 O que é autoestima ? Como pode afetar a prosperidade em sua vida 


A autoestima refere-se às crenças e opiniões que temos de nós e o valor que acreditamos possuir enquanto pessoa, é um dos aspectos mais importantes para o bem estar psicológico e boa saúde mental. 



Uma baixa autoestima, inibe a relação com o mundo e muitas vezes impede o prazer, a prosperidade e a gratificação com as experiências de vida. A auto imagem, é negativa e    há uma tendência de perceber um acontecimento trivial ou uma imperfeição, como um sinal intransponível de um defeito pessoal.

Muitas vezes a pessoa está tão envolvida e convicta em suas crenças negativas, que não percebe o quanto são inadequadas e inúteis na vida, afetando  a prosperidade de seu universo social, profissional, amoroso, etc. Uma das razões que conduzem à baixa autoestima, é a pouca consideração por si, fazer coisas que vão contra o próprio desejo.


Diferença entre autoestima e vaidade

A autoestima é uma avaliação positiva de si, diferente da vaidade. A vaidade é referente a maneira como os outros te avaliam, é fruto de uma avaliação positiva dos outros.

O mais importante é a opinião que temos de nos mesmos, apesar da nossa cultura e educação nos ensinar a procurar a aprovação dos outros e depender do valor que os outros atribuem a nós. Sentir-se bem e com valor, não depende de receber amor ou ser desejado pelos outros. Então o sentido do valor próprio é que irá determinar uma boa autoestima.

Os  valores internos que aprendemos na infância e a valorização familiar, dependem da composição para o aprendizado de uma saudável auto-avaliação. A autoestima é formada deste a infância através de um aprendizado de reconhecimento dos próprios valores positivos.   

A autoestima pode oscilar de acordo com o momento de vida que a pessoa está passando.


 Alguns comportamentos que levam a  baixa autoestima :





 Autocríticas - críticas – culpa- rejeição - maus-tratos - abuso físico, sexual e emocional - carência – comparações – frustração – vergonha - cobranças- inveja- insegurança - timidez – medo – humilhação – raiva  perdas - dependência (financeira e emocional).

            
Acredite que merece ser amado(a) e é especial.

 O autoconhecimento através da psicoterapia ajudará a reconhecer seus reais valores e libertar-se do complexo de inferioridade.

 
O tratamento Psicológico é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos.
 Viviane Breim – Psicóloga Clínica