emoções e dores nas costas



 AS EMOÇÕES E AS DORES NAS COSTAS 

A causa das dores nas costas pode estar relacionada com o seu estado emocional.
As dores nas costas afetam cada vez mais as pessoas de grandes cidades. As causas podem variar (traumáticas, degenerativas, inflamatórias ), recorrem a uma consulta médica, para um tratamento com analgésicos ou  anti-inflamatórios e fisioterapias.




 Mas se a causa das dores estiver relacionada com o seu estado emocional ? 

A ciência demonstrou há muito que o corpo e a mente se interligam e se sintonizam em termos de funcionamento. Sentir-se bem consigo mesmo é importante para a postura  diante das ocorrências do ambiente. Assim sendo, voltar para si, antes de lidar com as situações difíceis, aumenta a firmeza interior.

Relacionar as dores nas costas com os músculos tensos, má postura, movimentos inadequados ou esforços excessivos, são causas reais, mas, habitualmente, as pessoas esquecem-se de que grande parte da tensão acumulada está relacionada com questões emocionais, tais como raiva, preocupação, medo, angústia, frustração, depressão e falta de autoestima, provocadas por diversas circunstâncias da vida, como insatisfação profissional, questões familiares, relacionamentos desarmoniosos, etc.  Saiba de que forma as emoções podem afetar a sua saúde.

A coluna vertebral é um eixo central, onde muitas vezes se manifestam e refletem diversas alterações emocionais, tais como a ansiedade e frustração, funcionando como uma estrutura de impacto, onde se descarregam todos os estados emocionais.


As regiões da coluna vertebral relacionadas com aspectos emocionais


dores na região cervical - relacionadas com o plano do consciente, onde as preocupações conscientes se manifestam. Os problemas da região cervical estão mais relacionados à inflexibilidade e à tentativa de controlar tudo, ou de racionalizar tudo.     

dores na região dorsal relacionadas com o subconsciente, onde os estados emocionais latentes e os medos e preocupações se manifestam. A região dorsal ou torácica relaciona-se à postura diante da vida, especialmente diante do emocional. Pessoas com problemas nesta área indicam dificuldade de posicionamento, sobretudo diante das emoções.


dores na região lombarrelacionadas com o plano do inconsciente,  preocupações financeiras e as preocupações de que não temos verdadeira consciência. A região lombar está relacionada ao “ter” na vida. Problemas na lombar relacionam-se em geral a perdas, ou medo de perdas, ou de não conquistar, tanto no aspecto material, quanto emocional. As patologias da região lombar geralmente relacionam-se aos medos, ou à situação de muita cobrança, interna e externa, relacionadas a questões com conotações emocionais.



dores na região sacro - A região sacra está relacionada a conflitos sexuais, sobretudo traumas e repressão.
É muito importante destacar que as dores do nervo ciático também estão relacionadas aos problemas de coluna da região lombar e sacro. Correspondem aos medos de seguir em frente, inseguranças diversas e dificuldade de adaptação as situações de vida, especialmente aquelas que requerem mudanças de comportamento ou que transformam nossa rotina.

O Tratamento Psicológico é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos.                      Viviane Breim - Psicóloga Clínica