desânimo...entenda o comportamento que leva ao desânimo


DESÂNIMO-FALTA DE ÂNIMO NO DIA A DIA

...A palavra “Ânimo”  vem do latim ANIMA, quer dizer “sopro de vida” e segundo a filosofia, um dos princípios do composto humano formado pela sensibilidade e pelo pensamento. A alma é o que difere o corpo vivo da matéria inerte. São vários os  significados: “ser vivo, alma, , mente, disposição, paixão, coragem..”. Logo, des ânimo é a ausência de: vida, de alma, de coragem…


O desânimo se relaciona a um uso excessivo dos aspectos emocionais e/ou investimentos de energia psíquica. Quando essas reservas são totalmente consumidas, surge um sentimento de que não há nada a ser feito, acompanhado de  pensamentos distorcidos e negativos em relação a si próprio e à vida de um modo geral, e isso culmina uma sensação de esgotamento físico e mental. A auto cobrança excessiva, consome a energia psíquica, trazendo em uma sensação de incapacidade para a realização de pequenas coisas, consequentemente a Protelar os afazeres.

Quem vive o desânimo, inibe a imaginação, adia projetos, ignora desejos e não aceita desafios. Fica facilmente sujeito às influências das circunstâncias, do ambiente e das pessoas; colocando-se em situação de submissão e passividade, não consegue perceber em si mesmo qualquer qualidade ou virtude. Fica fortalecido e se enraíza quando cremos e afirmamos, para nós mesmos, que somos derrotados, incapazes, inadequados e impotentes, que não poderemos jamais conquistar aquilo que precisamos, queremos ou sonhamos. O desânimo impede a manifestação da imaginação, a realização dos desejos, e os desafios são barreiras intransponíveis e as soluções possíveis são inviáveis. 

A partir do momento que a pessoa determina um estado de desânimo no decorrer do seu dia, cria-se uma película mental de inatividade impedindo a ação. Estar consciente deste desenrolar psíquico é de fundamental importância para impedir que este processo avance e se cristalize. Pequenas atitudes diárias, podem colaborar para quebra desta barreira e aos poucos a libertação do desânimo, para então, acionar a motivação diária. 

O desânimo também pode se manifestar por problemas físicos, uma possível depressão, uma tristeza, uma insatisfação pessoal ou conflitos familiares/profissional/amorosos. Então procure ajuda de um médico e psicóloga.

                                            "Felicidade é atividade. " Aristóteles


O Tratamento Psicológico é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos.                               Viviane Breim - Psicóloga Clínica